quarta-feira, 24 de março de 2010

Repeat, please

A prática, o treino, a repetição, a persistência, trazem em si algo oculto, uma força realizadora invisível e incrível, sem dúvida. E não interessa para qual objetivo o esforço aponte. Acho, inclusive, que o ditado que encerra esse ensinamento é "o trabalho enobrece o homem", com o que, aliás, eu nunca concordei, porque sempre interpretei ao pé da letra, e por essa perspectiva, realmente não vejo nenhuma verdade, já que praticamente todas as pessoas têm que trabalhar para comer, de forma que nosso mundo seria de uma nobreza só. Eu realmente não acredito em um valor inerente ao trabalho.
Mas hoje eu interpreto "trabalho", no contexto desse jargão, no sentido de uma conduta repetida diariamente, envolvendo disciplina e dedicação, e consigo enxergar que a persistência é um ato de feitiçaria, que permite o acúmulo de energia e poder pessoal, para ser utilizado da forma que convier ao seu dono.

Talvez o treinamento físico ou mesmo intelectual nem gere os efeitos esperados pelo acúmulo de condicionamento ou conhecimento específico; talvez os resultados sejam frutos indiretos da repetição, são um efeito mágico, e não prático.

É possível que se alguém com um propósito firme o suficiente para acreditar plenamente que consegue um determinado objetivo, consiga, apenas repetindo isso para si mesmo, dia após dia, o mesmo resultado que alguém que pratique exercícios efetivos diariamente. Em outras palavras, o treino efetivo talvez seja uma forma de nos convencer que podemos, convencendo a mente, ou o coração, ou a alma, de que merecemos e somos capazes.

Será por isso que algumas pessoas aparentemente sem talento são muito bem sucedidos?

Nenhum comentário: